quarta-feira, 9 de julho de 2014

Holanda 0 (2) x (4) 0 Argentina: Tá explicado

Há poucos dias, quando van Gaal tirou Cillessen e colocou Krul, veio uma chuva de pedras intensa. Parecia loucura tirar um goleiro que fora muito bem na Copa do Mundo até ali para colocar um reserva, frio, para defender pênaltis. Obviamente o titular saiu irritado – mas parece que passou logo, já que foi o primeiro a abraçar o companheiro depois da vitória sobre a Costa Rica.

E eis que, hoje, Cillessen teve a sua chance contra a Argentina.

Tá explicado porque Krul entrou.

São duas habilidades diferentes: defender durante um jogo normal e defender pênaltis. Ter uma não quer dizer que o cidadão tenha o outro.

Enquanto Krul teve a malícia, a malandragem de fazer os costarriquenhos mudarem o canto, atrapalharem suas cobranças e ir em todas as bolas – algumas ele não alcançou, lógico – Cillessen ia frouxo. Ou não alcançava ou, como no caso da última cobrança, não ia com a volúpia necessária pra defender.

Van Gaal mostrou hoje que estava certo nas quartas.

Nos 120 minutos de bola rolando, tudo o que não vimos ontem: marcação intensa e ocupação de espaços. Mascherano foi um monstro no combate e nem, pasmém!, Messi conseguiu ser efetivo. Uma ou duas escapadas.

Do lado holandês, van Persie parece ter deixado seu futebol na primeira fase. Robben, coitado, até tentou com suas tradicionais corridas e cortadas, mas hoje nada aconteceu. Sneijder, então, parece que não veio pra Copa.

A Holanda encara o Brasil num jogo modorrento sábado, enquanto a Argentina joga contra a Alemanha domingo – repetição das finais de 1986 e 1990.

Tá acabando a Copa, amigos...

Nenhum comentário :

Postar um comentário