quinta-feira, 24 de julho de 2014

Luxemburgo no Flamengo: pior do que tá, não fica

O título do post não é nenhuma mentira: com o time na lanterna da competição – 7 pontos em 11 jogos –, o que vier é rigorosamente lucro.

Vanderlei Luxemburgo é polêmico na essência. Foi o melhor técnico brasileiro de uma geração, montando times sensacionais e ganhando títulos. Nos últimos 10 anos ficou apenas nos estaduais e numa passagem modesta pelo gigante Real Madrid.

Volta ao Flamengo numa das piores horas da história do time carioca. Lanterna, vai precisar suar sangue pra evitar o rebaixamento para a segunda divisão – apesar dos dois pontos que separam ele do primeiro time fora.

Isso posto, vamos relembrar a saída dele do mesmo Flamengo em 2012.

Luxemburgo se indispôs com Ronaldinho Gaúcho – então estrela do time – no começo do ano. Depois, foi sendo “cozinhado em banho maria” pela diretoria até sua demissão e posterior contratação de Joel Santana. Ironicamente o mesmo Ronaldinho saiu do time pouco depois.

O trabalho tinha sido ruim? Não. O time vinha numa caminhada consistente no Campeonato Brasileiro de 2011, com momentos de irregularidade mais próximos do final da competição. Mesmo assim conseguiu a vaga na Libertadores da América do ano seguinte. Além disso, ficou oito meses invicto e conquistou o Campeonato Carioca (que só serve para fins de registro atualmente). Parte dos problemas daquele time se deve à velha conduta do mês de 90 dias do Flamengo na hora de pagar salários – o próprio Ronaldinho saiu do clube alegando isso.

Pior do que está não pode ficar. Luxemburgo é melhor treinador que o Jayme e muito melhor que o Ney Franco. Está vindo de um trabalho caótico no Fluminense e está sem mercado no momento.

Situação de oportunidade para ambos. Para o Flamengo conseguir sair logo dessa situação incômoda e para Luxemburgo recuperar um pouco de seu velho brilho como técnico.

Ambas as situações vão fazer bem ao futebol brasileiro. A torcida é grande.

Nenhum comentário :

Postar um comentário