terça-feira, 1 de julho de 2014

Argélia: caiu de pé

Gostamos de surpresas no futebol – talvez seja por isso que gostamos do futebol propriamente dito. O “Sobrenatural de Almeida” nos fascina e nos faz cada dia mais curiosos pelo esporte. E esse sobrenatural têm duas caras nessa Copa do Mundo: Argélia e Costa Rica. Sobre esse segundo eu falo em outro texto.

Mas sobre o time africano: que campanha! Depois de uma primeira partida hesitante e muito defensiva contra a Bélgica, um atropelamento sem igual pra cima da Coréia do Sul e uma classificação heróica sobre a Rússia.

Aí, meus amigos, o grande jogo. Que partida contra a Alemanha! O começo do jogo chegou a pender para eles, depois ficou mais parelho. Quando o físico foi para o espaço (metade pro final do segundo tempo), aí entrou a técnica dos alemães e acabou a partida. A vitória na prorrogação, quando os argelinos mal se aguentavam em pé, acabou sendo protocolar.

Mesmo assim, aquele gol no penúltimo minuto de jogo foi histórico. O ataque seguinte, então, foi épico. Ah, se a bola entrasse...

O que importa é que a Argélia caiu de pé diante de um adversário duríssimo (que, nome por nome, pode ser o melhor time da Copa). Esse país, que sofre com um problema sério de debandada de craques para outras nações – a citar Benzema e Zidane, apenas, que são descendentes diretos e poderiam jogar por lá –, conseguiu montar um escrete competitivo e chegou onde conseguiu. Tivesse melhor sorte (e fôlego na prorrogação), além de um adversário menos qualificado, talvez fosse mais longe.

Parabéns para a Argélia! Caiu de pé, jogando bola e surpreendendo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário