quinta-feira, 26 de junho de 2014

Suárez mordeu Chiellini. Uruguai, pra que isso?

EDITADO: Como postado na matéria do Globoesporte.com, Suárez pegou 9 jogos de suspensão, além de não poder praticar nenhuma atividade ligada ao futebol por 4 meses. Portanto, Luisito está fora da Copa do Mundo.

Suárez mordeu Chiellini na partida contra a Itália na Copa do Mundo. Qualquer um que tenha visto as imagens por vários ângulos consegue ter essa mesma conclusão, mesmo que a mordida de facto seja difícil de distinguir de um encontrão com a cabeça. Então, apelamos para o passado: seria a terceira vez que Luisito morde alguém – já tinha agido assim pelo Livepool e pelo Ajax.

Isso posto, é um insulto à inteligência a repercussão que Diego Lugano e o jornalista uruguaio fizeram do caso.

Lugano, vá lá, é o capitão do time. Representante e porta voz, sua missão é mesmo apagar eventuais incêndios e dar moral para o seu grupo – mesmo que assim o faça contando mentiras deslavadas.

Já o jornalista que levantou a voz, furioso, e tentou culpar Deus e o mundo por uma suposta perseguição à Celest, desculpa, comete um atentado contra a profissão.

Para não me alongar no assunto: jornalistas têm responsabilidades sobre o que falam, do começo ao fim. Eles recebem para contar as histórias de maneira mais fiel possível. Isso tudo fora a questão da credibilidade.

Um jornalista que levanta uma bandeira de suposto “favorecimento” ou “perseguição” a determinada seleção precisa provar o qu eestá dizendo.

Quanto ao caso específico de “mordida x entrada desleal”, é uma besteira sem tamanho a comparação. O árbitro, se considerar que alguma entrada use força desproporcional ou tenha deslealdade, expulsa o jogador – o campo resolve. Se for um caso mais grave, envolvendo uma suposta maldade, há julgamento, recurso, etc. Todos os trâmites estão aí.

A mordida não foi punida em campo. Suárez fez (de novo) a agressão e saiu impune. O julgamento, nesse caso, se torna a coisa mais normal do mundo.

Fora que é um artifício baixo. Chilavert cuspiu em Roberto Carlos e foi suspenso por 4 jogos – imagino que um cuspe na cara não cause tanta dor quanto uma mordida nas costas. A mordida entra na mesma categoria. Em nenhuma arte marcial a mordida é aceita. Imagine num campo de futebol.

Encerro: fugir de um argumento, como fez Lugano, dizendo “outros fazem isso, isso e aquele outro, são piores e não são punidos”, é um insulto à inteligência alheia e um artifício infantil. Parece criança quando vai para o coordenador no colégio porque fez besteira e diz “mas fulaninho fez muito pior e não aconteceu nada!”. Ridículo.

Pra que isso, Uruguai? Pra que se prestar a esse papel ridículo?

2 comentários :

  1. Uruguai pais ridículo de pessoas tacanhas. Devem ter fumado erva antes de jogar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, maldade. O cara que tem as manhas de fazer besteira sempre.

      Excluir