quarta-feira, 25 de junho de 2014

Grupo E: Refúgio europeu

Esse grupo tinha uma particularidade engraçada: poderia ser o primeiro da história da Copa do Mundo a ter um eliminado com 6 pontos. Na Copa de 1994 tivemos, sim, terceiros colocados com essa pontuação, mas os melhores terceiros se classificavam para as oitavas.

Falando de futebol: a França se apresentou mal hoje. Estava visivelmente relaxada pela classificação antecipada e jogava pelo prazer de estar no Maracanã, apenas. O Equador, que ainda tinha chances de brigar pela vaga, não conseguiu oferecer real perigo pro adversário mais qualificado que teve. A expulsão de Antônio Valência na segunda etapa praticamente sepultou as chances dos equatorianos. O 0x0 foi sem graça.

No outro jogo, Shaqiri arrebentou e marcou os 3 gols da vitória da Suíça em cima de Honduras. A vitória garantiu os suíços na segunda fase.

Nota para o esforço e as boas apresentações do Equador nos dois primeiros jogos, quando endureceu contra a Suíça até tomar o gol no final e venceu Honduras. Nota também para esse time da América Central: veio para praticar o anti-futebol. Não no sentido grego da palavra (retranca), mas no sentido de pancada. Bateram do início ao fim da competição e acabam com 0 pontos. Merecido, aliás. Veio fazer turismo e MMA no Brasil.

No final das contas, finalmente um grupo em que os europeus levaram a melhor sobre os times do continente. França e Suíça salvam (por ora) a honra do velho continente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário