terça-feira, 24 de junho de 2014

Grupo C: Último suspiro

Na noite de terça feira fomos premiados com duas grandes histórias nessa Copa do Mundo. A primeira foi a épica classificação grega perante o time da Costa do Marfim. A segunda foi o recorde de Mondragón de jogador mais velho a atuar numa partida de Copa do Mundo (esse merece um post só para ele, na sequência).

Dois jogos. Um passeio e uma batalha.

O passeio quem aplicou foi a Colômbia em cima do Japão. A goleada por 4x1 não mostra bem o que foi o jogo: em alguns momentos o Japão chegou a ameaçar a liderança colombiana. Mas James Rodríguez teve uma atuação esplendorosa, coroada com um gol no final. É o craque (no caso, futuro craque) decidindo mais uma vez nessa Copa do Mundo. Há tempos não se via um time colombiano tão forte.

O Japão, coitado, parece que regrediu no futebol. Não consigo enxergar o Zaccheroni como alguém para tentar alçar vôos maiores com essa seleção. O jeito, então, é esperar a próxima Copa do Mundo.

A outra partida teve requintes de crueldade. A Grécia abriu o placar, Costa do Marfim empatou e, com isso, estava se classificando. Aos 45 minutos do segundo tempo, Giovanni Sio (que entrara no lugar de Gervinho mais cedo) fez pênalti em Samaras. O próprio cobrou e conferiu. Os gregos conseguiram a sua única vitória na Copa no último segundo de jogo, então.

Um desserviço ao futcebol esse time da Grécia se classificar. Uma das últimas “grandes retrancas” do futebol moderno – até a Suíça e a Itália já abandonaram essa técnica, vejam vocês. Temos a garantia, então, de pelo menos um jogo muito monótono nessa segunda fase.

Mas valeu a emoção. Afinal, é futebol.

Nenhum comentário :

Postar um comentário